Foto: Alfredo Cunha
Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Até Outubro de 2016, foi colunista do semanário Sol. Actualmente participa dos programas de rádio A Páginas Tantas e Um Homem, uma Mulher, ambos na RDP e do programa de tv O Último Apaga a Luz, na RTP3.
Publicou 25 livros, entre os quais se destacam sete romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Prémio Portugal Telecom 2009 e do Prémio Correntes d' Escritas 2010), Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015). Em 2019, publicou em Portugal o seu oitavo romance, O Processo Violeta e nos EUA a tradução americana de Fazes-me Falta: Still I Miss You.
Publicou ainda duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (sobre fotografias de Maria Irene Crespo), e Do Grande e do Pequeno Amor ( sobre fotografias e em co-autoria com Jorge Colombo), bem como os livros de contos Fica Comigo Esta Noite e Desnorte (2016).
É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da colectânea de biografias Vinte Grandes Mulheres do Século XX, do livro de entrevistas Anos Luz, do livro de crónicas Crónica Feminina, da narrativa de viagem No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padres António Vieira (com ilustrações de João Queiroz) bem como de dois livros infantis: Mais Ninguém Tem (ilustrações de Jorge Colombo) e A Menina Que Roubava Gargalhadas (ilustrações de Júlio Pomar). Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor, e uma antologia de contos sobre a amizade, Os Melhores Amigos. Em 2016, publicou o livro de citações As Lições de Vida de William Shakespeare, o qual organizou e traduziu.
Escreveu duas peças de teatro: Doze Mulheres e Uma Cadela (2005, teatro da Trindade, encenação de São José Lapa) e Socorro, Estou Grávida! (em co-autoria com Patrícia Reis, encenação de Celso Cleto, 2006)
A sua obra encontra-se publicada no Brasil, Espanha, Itália, Croácia, Alemanha e Estados Unidos da América.
Conheça o currículo detalhado de Inês Pedrosa em PDF, aqui. |