Início Livros Agenda Críticas Contactos
 

DENTRO DE TI VER O MAR | CRÍTICA | MIGUEL REAL | JORNAL DE LETRAS

 

Dentro de Ti Ver O MarDentro de Ti Ver o Mar – Romance
de Inês Pedrosa
Edição portuguesa: 344 páginas, Dom Quixote
Edição Brasileira: 256 páginas, Alfaguara

 

(…) É portanto, com prazer, que aqui vamos dando conta de romances que merecem ser lidos. Um deles, ora publicado, é justamente 'Dentro de Ti Ver o Mar', de Inês Pedrosa, porventura o seu melhor romance. Merece ser lido pelos leitores, evidentemente, mas também pelos restantes escritores, para que todos percebamos como é possível trabalhar esteticamente um tema ancestral – a busca do amor e da felicidade, o centro fundamental da vida de todos nós – , soberanamente tratado desde os gregos clássicos, sem a repetição de antigos chavões nem a recorrência de historinhas sentimentalonas, próprias da telenovela.
'Dentro de Ti Ver o Mar'
Desde as primeiras páginas de qualquer um dos seus romances, o leitor entende logo a arte de escrita de Inês Pedrosa: pulsão de vida transformada em pulsão estética, ou, dito de outro modo, transfiguração do conjunto de experiências da vida pessoal em texto romanesco. Assim se devem ler todos os romances de Agustina, os de Lobo Antunes ou os de Maria Teresa Horta: fazem da vida a experiência da arte" (…)

Excerto de 'Um romance que merece ser lido', texto do crítico Miguel Real na coluna 'Dias da Prosa', Jornal de Letras (26/12/2012 a 08/01/2013)

 
 
Copyright (c) 2014 Nas Tuas Mãos Unipessoal Lda. Todos os direitos reservados.